Escala de Autoestima de Rosenberg
Autoestima é um conceito fundamental na psicologia, representando o componente avaliativo do autoconceito. Refere-se ao conjunto de pensamentos e sentimentos sobre si mesmo, indicando um senso geral de autoaprovação (alta autoestima) ou depreciação (baixa autoestima). De acordo com Rosenberg (1989), a autoestima global é uma medida unidimensional que reflete como as pessoas avaliam sua própria dignidade e valor. A Escala de Autoestima de Rosenberg (RSES), adaptada por Hutz (2000) e revisada por Hutz & Zanon (2011), é amplamente utilizada para medir autoestima global.
Ela consiste em 10 itens avaliados em uma escala de concordância (Likert) de 4 pontos, que variam de (1) “discordo totalmente” a (4) “concordo totalmente”.
Escala de Resposta: Pontuação em uma escala de 4 pontos (1 a 4), variando entre (1) Discordo Totalmente (2) Discordo, (3) Concordo e (4) Concordo Totalmente.
Propriedades Psicométricas: Alta confiabilidade interna com alfa de Cronbach de 0,90 (para maiores informações, ver referências).
Formato de Aplicação: Individual ou coletiva, adultos (+18 anos), crianças e adolescentes.
Escala de Autoestima de Rosenberg (Hutz & Zanon, 2014):
Instrução: Leia cada frase com atenção e faça um círculo em torno da opção mais adequada.
Eu sinto que sou uma pessoa de valor, no mínimo, tanto quanto as outras pessoas. (1) Discordo Totalmente - (4) Concordo Totalmente.
Eu acho que eu tenho várias boas qualidades. (1) Discordo Totalmente - (4) Concordo Totalmente.
Levando tudo em conta, eu penso que eu sou um fracasso. (1) Discordo Totalmente - (4) Concordo Totalmente.
Eu acho que sou capaz de fazer as coisas tão bem quanto a maioria das pessoas. (1) Discordo Totalmente - (4) Concordo Totalmente.
Eu acho que eu não tenho muito do que me orgulhar. (1) Discordo Totalmente - (4) Concordo Totalmente.
Eu tenho uma atitude positiva com relação a mim mesmo. (1) Discordo Totalmente - (4) Concordo Totalmente.
No conjunto, eu estou satisfeito comigo. (1) Discordo Totalmente - (4) Concordo Totalmente.
Eu gostaria de poder ter mais respeito por mim mesmo. (1) Discordo Totalmente - (4) Concordo Totalmente.
Às vezes eu me sinto inútil. (1) Discordo Totalmente - (4) Concordo Totalmente.
Às vezes eu acho que não presto para nada. (1) Discordo Totalmente - (4) Concordo Totalmente.
Cálculo dos Escores:
O escore é obtido pela média aritmética dos itens da escala. Os itens 3, 5, 8, 9 e 10 devem ser invertidos para calcular a soma dos pontos.
-
Média aritmética dos itens.
Observação: é imprescindível realizar a inversão dos itens 3, 5, 8, 9 e 10 antes de calcular os escores.
Referências:
Hutz, C. S., & Zanon, C. (2011). Revisão da adaptação, validação e normatização da Escala de Autoestima de Rosenberg. Avaliação Psicológica, 10(1), 41-49.
Hutz, C. S., & Zanon, C. (2014). Escala de autoestima de Rosenberg. In C. S. Hutz (Ed.), Avaliação em psicologia positiva: Técnicas e medidas (pp. 35-44). Porto Alegre, RS: Artmed.
Rosenberg, M. (1989). Society and the adolescent self-image (Revised Edition). Middletown, CT: Wesleyan University Press.